RPG: uma técnica para te ajudar a corrigir a postura

Foto: Adobe Stock

Você se sente com uma postura ruim, como se estivesse fora do eixo, e não sabe como mudar isso, uma das alternativas tem três letras: RPG! A Reeducação Postural Global ajuda, e muito, a corrigir ou atenuar alterações na coluna. Na década de 50, Françoise Mézières, uma terapeuta corporal, criou o conceito de que os músculos do corpo estão inter-relacionados, logo, precisam de um tratamento que integre todos eles. Influenciando seu aluno Philippe Souchard que desenvolveu o método como conhecemos hoje a partir da obra “O Campo Fechado”, publicada em 1981, na França, após quinze anos de pesquisas no domínio da biomecânica.

A técnica consiste apenas na utilização das mãos para corrigir as posições das partes do corpo, organizando tudo, da cabeça aos pés. Ou seja, o trabalho é sempre interligado e global. Se as costas doem, por exemplo, a intervenção irá abranger quadris, respiração, postura e todos os membros para realinhar o paciente por completo.

+ Clique aqui e escolha sua próxima corrida!

O RPG pode ter um papel importante na qualidade de vida e recuperação de pacientes. Cada vez mais sabemos que a coluna tem relação direta com doenças em diversos órgãos. A hipercifose – popularmente conhecida como “corcunda” – e a escoliose, que forma uma espécie de S na coluna, podem prejudicar até a função respiratória, limitando a expansão da caixa torácica e a mecânica dos pulmões.

Com a reprogramação postural é possível aliviar as dores e tensões causadas por compensações posturais inadequadas ou movimentos repetitivos e errôneos. E, hoje em dia, quase ninguém está livre deles porque são causados por uso excessivo de celular, laptop e por aquela famosa “escorregada na cadeira”, muito praticada em escritórios onde as pessoas passam horas sentadas e curvadas. Dormir de barriga para baixo também faz parte desses movimentos prejudiciais.

Ao realinhar o eixo corporal, o RPG minimiza as assimetrias, evitando lesões, além de melhorar a biomecânica de movimentos do dia-a-dia no trabalho, em casa ou mesmo praticando esportes. Isso faz com que dores acabem, algo indispensável para viver bem!

Fonte: Dra. Gislaine Milena Marton é fisioterapeuta e proprietária da clínica Quality Fisio & Pilates.

The post RPG: uma técnica para te ajudar a corrigir a postura appeared first on Webrun | Corrida, saúde, qualidade de vida.

RPG: uma técnica para te ajudar a corrigir a postura publicado primeiro em http://www.webrun.com.br

Publicado por almeidasuzana

Oi, tudo bem com você? Sou a Suzana Almeida Barros, tenho dedicado meu tempo escrevendo e compartilhando artigos sobre a dieta low carb, regime, emagrecimento rápido e perda de peso com saúde. Tudo isso somente pela dieta de baixo carboidrato. A Dieta Low Carb vem ganhando seguidores em todo mundo. O mais importante nesta dieta é substituir os alimentos ricos em carboidrato por outros. Com isso, o corpo usa a gordura acumulada para queimar energia, proporcionando um emagrecimento saudável e rápido. Eu amo fazer a dieta lowcarb e você? Além disso, gosto de conversa sobre assuntos relacionados a saúde do coração e como devemos ter cuidado com o nosso órgão mais importante do corpo humano. Meu site oficial para você visitar é: https://suzanaalmeidabarros.blogspot.com/

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora